Alves Consultor, Assessoria para você e sua empresa

Abertura de empresas, regularização e baixa, consultoria Para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Nosso diferencial: Competência, Eficiência e Credibilidade.

LightBlog



04/04/2024

Mais de 10 Milhões de Declarações do Imposto de Renda Já Foram Recebidas pela Receita Federal

       

.

. 04/04/2024

 

Alt text

Contribuintes não Perdem Tempo e Acertam Contas com o Leão

Nos 19 primeiros dias do período de entrega do Imposto de Renda, mais de 10 milhões de contribuintes já cumpriram com suas obrigações fiscais junto à Receita Federal. Até o momento, a instituição já registrou o recebimento de 10.256.300 declarações, o que corresponde a impressionantes 23,85% do total esperado para este ano, que é de 43 milhões de declarações.

Prazo Estendido para Garantir Acesso à Declaração Pré-Preenchida

O prazo de entrega da declaração começou em 15 de março e se estenderá até 31 de maio. A extensão desse intervalo foi uma medida adotada pela Receita Federal para assegurar que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida. Esta última é disponibilizada duas semanas após o recebimento dos informes de rendimentos por parte dos empregadores, planos de saúde e instituições financeiras.

Leia Também


Maioria dos Contribuintes Terá Direito a Restituição

De acordo com a Receita Federal, a grande maioria das declarações já entregues (81,1%) terá direito a receber restituição, enquanto 10,8% terão que pagar Imposto de Renda e 8,1% não terão imposto a pagar nem a receber. A maioria dos contribuintes (75,8%) preencheu seus documentos utilizando o programa de computador, enquanto 13,6% optaram pelo preenchimento online e 10,6% utilizaram o aplicativo Meu Imposto de Renda.

Recorde de Uso da Declaração Pré-Preenchida

Um dado significativo é que cerca de 43% dos contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida, o que facilita o processo, já que o declarante baixa uma versão preliminar do documento e apenas confirma ou retifica as informações. Além disso, a opção de desconto simplificado representou 57,5% dos envios.

Novo Prazo e Antecipação do Programa Gerador

Desde 2023, o prazo de entrega do Imposto de Renda começou em 15 de março, o que proporciona mais tempo para os contribuintes se prepararem, considerando que os informes de rendimentos chegam no fim de fevereiro. Outro fator que contribuiu para o recorde deste ano foi a antecipação do download do programa gerador da declaração.

Mudanças no Imposto de Renda

Este ano, a declaração do Imposto de Renda apresenta algumas mudanças, sendo a principal o aumento do limite de rendimentos que obriga o envio do documento, devido à mudança na faixa de isenção. O limite de rendimentos tributáveis que obriga o contribuinte a declarar subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90.

A Lei 14.663/2023 também elevou o limite de rendimentos isentos e não tributáveis, além do patrimônio mínimo para declarar Imposto de Renda.

Com essas mudanças e o prazo estendido, espera-se que mais contribuintes cumpram suas obrigações fiscais com maior tranquilidade e precisão.

Fonte: Rádio Sociedade, via Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário