Alves Consultor, Assessoria para você e sua empresa

Abertura de empresas, regularização e baixa, consultoria Para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Nosso diferencial: Competência, Eficiência e Credibilidade.

LightBlog



29/01/2024

Informe de rendimentos: confira passo a passo como consultar em 2024

       

Por Valdivino Sousa

Publicado em 29/01/2024

 

Alt text

Informe de rendimentos: confira passo a passo como consultar em 2024

Informe de rendimentos é essencial para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024.


Com a temporada de declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 se aproximando, muitos contribuintes já estão se preparando para acertar as contas com a Receita Federal. 

Entre as preocupações mais comuns está o acesso ao informe de rendimentos, documento essencial para o preenchimento correto da declaração.

O que é informe de rendimentos?

O informe de rendimentos, também conhecido como comprovante de rendimentos, é um registro detalhado de todos os valores recebidos por uma pessoa física ao longo do ano, abrangendo o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro. 

Essa documentação é crucial para a correta elaboração da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) , sendo um dos principais requisitos exigidos pela Receita Federal.

De acordo com as orientações governamentais, os contribuintes brasileiros terão um período de mais de dois meses para cumprir com suas obrigações fiscais, entre os dias 15 de março e 31 de maio.

Como acessar o informe de rendimentos?

O processo para acessar o informe de rendimentos 2024 é relativamente simples e pode ser feito tanto por meio do aplicativo quanto na versão web. Veja abaixo um guia passo a passo para consultar o informe:

  • Abra o navegador de internet em seu computador ou dispositivo móvel e acesse o site da Receita Federal;
  • Abaixo do menu inicial, clique no botão "Entrar no e-CAC". Se você ainda não possui um cadastro, será necessário fazê-lo seguindo as instruções fornecidas;
  • Após efetuar o login, você será direcionado para o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). No menu lateral esquerdo, clique na opção "Meu Imposto de Renda";
  • Dentro do menu "Meu Imposto de Renda", selecione a opção "Consultar Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras”;
  • Na página de consulta de informe de rendimentos, você verá uma lista com os anos-calendário disponíveis. Escolha o ano de 2023 para acessar o informe referente ao ano passado, que é o que você precisará declarar em 2024;
  • Após selecionar o ano desejado, confira se seus dados pessoais estão corretos e clique no botão de download para baixar o informe de rendimentos em formato PDF ou outro formato disponível.

Após o download, salve o arquivo do informe de rendimentos em um local seguro em seu computador, smartphone ou tablet, para que você possa acessá-lo sempre que necessário.

Abra o documento baixado e verifique se todas as informações estão corretas e completas. Caso identifique algum erro ou inconsistência, entre em contato com a fonte emissora do informe para correção.

É importante destacar que as empresas têm até o dia 29 de fevereiro de 2024 para atualizar as informações referentes ao ano passado. Você pode acompanhar o andamento pelo mesmo link de acesso, no site da Receita Federal.

Com esses passos simples, os contribuintes poderão garantir o acesso rápido e fácil ao informe de rendimentos, facilitando assim o processo de declaração do Imposto de Renda 2024. 

É importante lembrar que a organização e obtenção de todos os documentos necessários com antecedência pode evitar contratempos e garantir uma declaração precisa e dentro do prazo estipulado pela Receita Federal.


Fonte: Portal Contábeis 

Link:  

https://www.contabeis.com.br/noticias/63420/irpf-2024-como-consultar-o-informe-de-rendimentos/




Nenhum comentário:

Postar um comentário