IRPF 2024: Receita Federal facilita doações durante o preenchimento da declaração
Neste ano, as doações podem ser realizadas diretamente na declaração do imposto de renda.
Entre as novidades do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 está a simplificação do processo de doação. Agora, esse procedimento pode ser realizado diretamente na declaração.
Ao escolher o modelo completo da declaração, os contribuintes têm a opção de destinar parte do imposto a pagar para auxiliar instituições que prestam apoio a crianças, adolescentes e idosos.
Essa medida, além de ajudar aqueles em situações vulneráveis, permite aos contribuintes exercerem sua responsabilidade social sem custo adicional.
Como doar no Imposto de Renda?
Para realizar a doação, os contribuintes podem acessar a ficha "Doações diretamente na declaração" no programa do Imposto de Renda 2024 e clicar em “Novo”.
Nessa seção, é possível selecionar entre destinar até 3% do imposto devido para fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros 3% para fundos de apoio aos Conselhos do Idoso.
Selecione o "tipo de fundo", que pode ser "Nacional", "Estadual" ou "Municipal". Se for estadual, selecione o estado; se for municipal, selecione estado e município. O campo "CNPJ" será preenchido automaticamente.
Em seguida, preencha o valor desejado para a doação e clique em "Ok" para concluir o preenchimento da ficha.
Emissão dos Darfs
Após escolher o tipo de fundo e preencher o valor desejado para a doação, é necessário emitir os Documentos de Arrecadação Federal (Darfs) específicos.
Um Darf é destinado ao pagamento do Imposto de Renda, enquanto os outros dois correspondem às doações para os fundos do ECA e do Conselho do Idoso, todos com vencimento em 31 de maio, mesma data limite para entrega da declaração.
Em um contexto onde a solidariedade se faz ainda mais necessária, a simplificação do processo de doação durante a declaração de Imposto de Renda oferece uma maneira prática e eficaz de contribuir para causas nobres, fazendo a diferença na vida de muitos brasileiros em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Contábeis
Nenhum comentário:
Postar um comentário