Alves Consultor, Assessoria para você e sua empresa

Abertura de empresas, regularização e baixa, consultoria Para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Nosso diferencial: Competência, Eficiência e Credibilidade.

LightBlog



12/01/2024

Escritório espeializado em igrejas: A importância de contratar um contador ao abrir uma igreja

       

.

. 12/01/2024

Alt text

Escritório espeializado em igrejas: A importância de contratar um contador ao abrir uma igreja


Ao decidir abrir uma igreja, é natural sentir-se empolgado com o início das atividades e a concretização do projeto religioso. Porém, é fundamental lembrar que a regularização de uma instituição religiosa demanda conhecimento especializado em contabilidade. Nesse sentido, contratar um contador ou escritório especializado no atendimento às igrejas é indispensável para garantir o cumprimento de todas as etapas necessárias.


É comum que muitos pastores optem por realizar o registro da igreja por conta própria, especialmente devido às restrições financeiras que as pequenas igrejas frequentemente enfrentam. No entanto, essa escolha pode resultar em gastos desnecessários e perda de tempo, já que existem etapas que apenas um contador experiente sabe como executar, como a viabilidade de autorização do endereço, a inscrição no CNPJ e a inscrição na prefeitura, entre outras como lavará da prefeitura e corpo de bombeiros.


Veja as etapas para abrir uma igreja:

  1. Viabilidade e aprovação do nome e endereço pela Prefeitura;
  2. Elaboração da Ata;
  3. Elaboração do Estatuto social;
  4. . Lista de Presença;
  5. Termo de Posse;
  6. Requerimento do cartório;
  7. Registro no Cartório;
  8. Inscrição no CNPJ junto a Receita Federal;
  9. Visto/assinatura de Advogado no Estatuto.


Contratar os serviços de um profissional contador especializado é de suma importância


Contratar os serviços de um profissional contador especializado é de suma importância, pois a falta desse suporte pode acarretar problemas administrativos no futuro, além de gerar mais gastos. No dia  adia é comum pastores utilizarem modelos prontos de estatuto ou atas disponíveis na internet ou de outras igrejas, o que pode não representar fielmente a visão e a realidade de sua igreja, pois cada  instituição religiosa possui seu próprio projeto eclesiástico e deve elaborar seu próprio estatuto social, que reflete sua forma de atuação na prática.


Um outro equívoco comum ocorre após a abertura da igreja

Um outro equívoco comum ocorre após a abertura da igreja, pois é alguns pastores acreditarem que não precisam dos serviços de um contador, acha que só ter ATA e Estatuto registrado e número de CNPJ, já é suficiente e imagina que está cumprindo a legislação. No entanto, esta igreja acaba descumprindo a legislação fiscal e contábil, normalmente a após dois anos sem cumprimir as obrigações acessórias a Receita Federal notifica e bloqueia o CNPJ, deixando o com situação de inapto. Dái em diante a igreja fica impedida de operar suas atividades, e se não cumprir tais obrigações acaba gerando complicações com a Receita Federal e acarretar problemas com o fisco.


Um outro equívoco colocar uma pessoa sem formação contábil 

Algumas igrejas buscando economia, coloca a igreja para um membro do ministério fazer a contabilidade e cumprir as obrigações fiscais e contábil, entretanto, este membro não consegue se dedicar integralmente às obrigações fiscais da igreja devido a suas próprias responsabilidades pessoais e profissionais. Isso pode resultar em multas e problemas com a Receita Federal devido a inconsistências nos relatórios financeiros da igreja ou à omissão de informações contábeis, fiscais e trabalhistas. Além disso, muitas vezes a pessoa não possui formação ou conhecimento e experiência em gestão de igrejas, o que pode agravar ainda mais a situação.


Neste sentido, podemos observar que a melhor opção é contratar um escritório de contabilidade especializado em regularização de igrejas para evitar problemas futuros e garantir o cumprimento de todas as obrigações legais. Engana-se quem acha que uma igreja evangélica, ou anglicana, ou centro religioso, estão isentos de cumprir as obrigações junto ao fisco, pelo contrário a cada ano tais obrigações estão aumentando, nos últimso anos a Receita Federal fechou o cerco para as entidades religiosas. 


Contar  com um escritório de contabilidade especializado para obter orientação e suporte é de suma importância. 


No mercado nem todos escritórios de contabilidade e contadores atendem igrejas, por isso, pesquisar e contratar um escritório especializado no atendimento a igrejas e centros religiosos é um passo valioso, pois um Contador atuante na área de igrejas tem experiência e conhecimento na regularização de instituições religiosas, e pode oeferecer um suporte necessário para garantir que sua igreja esteja em conformidade com todas as obrigações legais.


A Alves Contabilidade é um escritório especializado no atendimento as Igrejas e Centros Religiosos, desde 2005 no mercado prestando excelentes serviços. Assessoria contábil para Igrejas e Centros Religiosos, cumprimento da legislação contábil vigente, bem como a entrega das obrigações acessórias. Nosso diferencial: Competência, Eficiência e Credibilidade. 


Alves Contabilidade é um escritório especializado no atendimento as igrejas e Centros Religiosos.

Fones  11 -3229-9277 Cel e WhatsApp: (11) 9.9608-3728

Rua Brigadeiro Tobias247 – Conj. 1219 – Centro – São Paulo – SP – 01032-000.  Próximo a Praça do



Nenhum comentário:

Postar um comentário