Quem deve declarar?
Em 2024, os idosos precisam ficar atentos se tiverem recebido mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos e não tributáveis, como aposentadorias e pensões, durante o ano anterior. Além disso, operações em bolsas de valores acima do limite estabelecido e ganhos líquidos sujeitos ao imposto também exigem a declaração. A posse de bens e direitos acima de R$ 300 mil também é um critério que exige a prestação de contas.
Dupla isenção para os aposentados
Apesar da obrigação de declarar, os aposentados acima de 65 anos podem se beneficiar de uma dupla isenção no pagamento de impostos. Rendimentos como aposentadorias, pensões e reservas remuneradas podem ser isentos de tributação, desde que estejam dentro do limite estabelecido pela Receita Federal. Com isso, é possível pagar menos impostos ou até mesmo receber uma restituição maior.
Período de declaração e novas medidas
A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2024 deve ser feita entre 15 de março e 31 de maio. Além disso, com as novas medidas anunciadas pelo governo, a isenção do IR foi ampliada para quem recebe até dois salários mínimos. Isso significa que uma parcela significativa de brasileiros estará livre do pagamento do imposto, aliviando o bolso de muitas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário